o corte
O fenômeno da Globalização se assemelha ao totalitarismo a partir do momento que ela influencia a sociedade e os que não seguem são automaticamente “excluídos” da mesma, exatamente como o regime totalitário em que existe apenas um líder que dá as ordens e o povo aceita.
O filme “O Corte” conta a história de Bruno Darvert - um engenheiro bem sucedido que trabalha em uma fábrica de papel - que subitamente se vê desempregado e prepara um plano genial: matar, um a um, os possíveis concorrentes no cargo que procura.
O diretor Costa Gavras é adepto ao cinema político e isso é nítido na maioria de suas obras: Um Grande Mistério (Missing), de 1982, que aborda a ditadura no Chile; "Amém", de 2002, criou polêmica ao retratar a relação da Igreja Católica com o Nazismo; "O Corte", com o tema de desemprego e a concorrência no mercado de trabalho, o seu último filme "O capital”, de 2012, retratando grandes corporações e corrupções no mercado de capital.
O protagonista do filme, Bruno Darvert , é um homem que trabalhou durante anos na mesma empresa ganhando muito bem e quando fica desempregado, acaba ficando visivelmente desiquilibrado. Ele decide então, eliminar cada concorrente dele nas entrevistas de emprego.
Isso nos leva a pensar, essa sociedade capitalista em que vivemos, quando ficamos sem o dinheiro, nos torna excluídos dessa sociedade, e a falta do dinheiro nos transforma em animais, como vimos no filme, o protagonista mata