Análise do Discurso, trabalho
Como qualquer trabalho de análise de um filme ou espectáulo, a primeira tarefa a realizar é a sua visualização. Feito isto o grupo optou por dividir o filme em partes, tendo em conta a evolução da personagem de Eliza.
Seguiu-se um estudo das personagens a analisar(Eliza Dolittle e Professor Higgins) e os seus pontos importantes, o que os unia e diferenciava. Tratada a avaliação discursiva, foi altura de estudar e relacionar a sua significação tendo em conta os escalões sociais que cada um representa, conhecer não só as diferenças de linguagem, como também de postura, cenários onde se movimentam, roupas que usam, atitudes, cores, tecidos, etc.
Depois da recolha das ideias e levantamento de todas as informações conseideradas importantes é então altura de organizar os dados e relaciona-los com a matéria leccionada. Até chegar a este ponto é visto o filme vezes sem conta, por todos os membros do grupo, para assegurar que nenhum elemento importante ficaria por analisar.
Professor Higgins, despreza a alta sociedade pela sua ignorância, embora acredite no ser humano e na sua capacidade de se transformar, onde para isso basta apenas um pouco de cultura.
Eliza Dolittle, jovem vendedora de flores na rua, sempre teve pouco acesso à cultura, embora ambicione tornar-se proprietaria da sua prória loja, onde reconhece que para isso, terá que se intruir um pouco mais, contado com a preciosa ajuda do Professor Higgins.
Mas este trabalho serve essencialmente para falar sobre discurso e linguagem, é por isso que optamos por escolher estas duas personagens e a suas diferenças linguisticas.
Oposição Binária
Se por um lado temos Eliza, a jovem vendedora de flores, pouco culta e com problemas de fala, por outro temos o Professor Higgins, culto e sério com uma linguagem bastante clara e erudita. Vejamos assim algumas das principais diferenças entre os dois personagens e o que poderá representar a nivel social.
Uma