Análise do discurso;numa perspectiva crítica na área educacional
A análise do discurso numa perspectiva crítica é um recurso relativamente novo na área educacional, e reflexo de tempos de incertezas contemporâneas. Este texto pretende contribuir para a compreensão de como esse tipo de análise foi desenvolvida no campo do pensamento crítico, mostrando as implicações decorrentes das contribuições foucaultiana e pós-estruturalista, assim como das contribuições neo-marxista e crítica.
Nas últimas décadas, as pesquisas e estudos quanto ao setor da educação e à Instituição escolar se desenvolveram consideravelmente. A Escola tem sido objeto de estudo nas mais diversas áreas e sob diferentes perspectivas. A discursividade em torno da educação é diversa, sendo a mesma, apontada pelos diversos fóruns de debates nacionais e internacionais, como a saída para a atual crise planetária.
Na contemporaneidade, vivemos tempos de crise; tempos de fragmentação e intermitência das vidas, das identidades e das existências; tempos em que à Escola se atribuem as culpas da crise, ao mesmo tempo em que dela se espera decisiva contribuição para a resolução da mesma crise. No fundo, vivemos tempos paradoxais, nos quais a escola de tudo é culpada e da escola tudo, ou quase tudo, se exige.
Nesses tempos de incertezas, o que pretendemos abordar sobre a presente temática é a construção lingüístico-discursiva, que se inscreve, prioritariamente, em uma formação discursiva que representa os interesses do Estado (Brasil), ou seja, representa uma ideologia dominante.
Neste sentido, faremos um breve recorte sobre a análise do discurso na educação, nos apoiando teoricamente em Allan Luke (2000). Este autor acredita ser possível encontrar múltiplos discursos e contradições tanto entre forças conservadoras, quanto entre forças progressistas.