Blocos mundiais
19/04/2012 - Juliana, Grupo Escolar
Os blocos econômicos mundiais estabelecem relações sociais e econômicas, com certos privilégios, a grupos de países. Esses blocos são formados a partir de interesses comuns.
Essa regionalização da economia ganhou força no mundo todo a partir da década de 90, e hoje grupos economicamente fortes dominam o cenário internacional.
Os blocos econômicos são zonas de livre comércio, que apresentam união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Veja abaixo a lista dos principais blocos econômicos da atualidade:
Alca – Área de Livre Comércio das Américas - Foi criada em 1994 para eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos.
Apec - Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico - Foi criada em 1989 na Austrália. Os países desse grupo se comprometeram a transformar o Oceano Pacífico em uma área de livre comércio.
Cei - Comunidade dos Estados Independentes – Foi criada em 1991. Integra 12 repúblicas que formavam a antiga URSS.
G-8 – Grupo formado pelos 8 países mais industrializados do mundo.
Mercosul - Mercado Comum do Sul – Foi criado na década de 80. O grupo é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Nafta - Acordo de Livre Comércio da América do Norte – Foi criado em 1988. Integra economicamente EUA, Canadá e México.
União Européia –É um dos maiores blocos econômicos do mundo e com um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto). O bloco é formado por França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Reino Unido, Grécia, Espanha, Portugal, Áustria, Suécia, Finlândia, Letônia, Estônia, Lituânia, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Hungria, Malta e Chipre.
Existem ainda blocos menores, mas também importantes e estratégicos economicamente, como:
Aec - Associação dos Estados do Caribe
Aladi - Associação Latino-americana de Integração
Anzcerta - Acordo Comercial sobre Relações