A nova ordem mundial e os blocos econômicos
E.E Profª Therezinha Sartori
Rua
CEP:
Site
Profº
Nome:
Tema: A nova Ordem Mundial e os blocos econômicos
Mauá
2013
Sumário Introdução 4 A nova ordem mundial 5 Mudanças na hierarquia internacional 6 A “Guerra ao terror” 7 Blocos econômicos 8 Descrição 9 Vantagens 10 Desvantagens 10 Diminuição da produção de empresas; 10 Principais blocos econômicos 10 Mercosul 10 União Europeia 11 Nafta 11 Apec 12 Alca 12 Conclusão 13 Referencias bibliográficas 13
Introdução
A Nova Ordem Mundial busca garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica. Veja algumas das principais características.
A nova ordem mundial
As bandeiras, respectivamente, da União Europeia, dos Estados Unidos, da China e do Japão, principais atores da Nova Ordem Mundial
A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.
Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.
A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da incapacidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.
A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o