Trabalho sobre Vygostk
Lev Semenovch Vygotski nasceu na cidade de Orsha, na Rússia, em 1896 e morreu em 1934, em Moscou, aos 38 anos de idade. Formou-se nas Universidades de Moscou e A.L. Shanyavskii em Direito, História e Filosofia. Vygotski é um marxista e sua Psicologia é influenciada por essas características: a revolução russa de 1917 e o período de solidificação em seguida. Aos 21 anos começou sua carreira profissional. Teve seu interesse pela Psicologia a partir do contato com crianças portadoras de problemas congênitas, onde estudava os problemas neurológicos dessas, para compreender o funcionamento psicológico do homem. Um ponto que o diferenciava de outros teóricos como Piaget, é a preocupação com o aprendizado em salas de aula. Sua teoria chega ao ocidente através de dois livros: Pensamento e Linguagem e A Formação Social da Mente. Seu trabalho foi proibido por 20 anos dentro da própria União Soviética. Somente na década de 90 aparece como um teórico influente na educação brasileira.
Sua contribuição na pedagogia, é a sua mais extensa obra, que converge para o tema da criação da cultura. Atribui um papel preponderante às relações sociais. A obra do psicólogo é uma das mais estudas pela psicologia contemporânea, ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental da criança. Na pedagogia a corrente que originou de seu pensamento se chama sócio construtivismo e sócio interacionismo.
A característica básica de Vygotstki é a experimentação, tendo como ponto de partida os experimentos. Outra característica é ser construtivista opondo-se aos comportamentalistas no início do século XX.
Sua teoria foi construída por base no desenvolvimento do indivíduo, como um processo histórico-social, enfatizando a linguagem e aprendizagem, pela interação sujeito e meio. O processo de formação de conceitos, na concepção de Vygotski, remete à relação entre pensamento e linguagem, ao processo de internalização, e ao papel da escola transmitir conhecimentos.
Contribuição para