historia
HISTÓRIA – 4º SEMESTRE
ELISANGELA CORREA OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Boa Vista
2013
ELISANGELA CORREA OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I – 4º Semestre (100 horas)
Orientador: Fabiane Tais Muzardo
Tutor eletrônico: Renan Saab Rodrigues Manaia
Tutor de sala: Durval Ferreira Neto
Pólo de Apoio Presencial: Faculdade Cathedral –Boa Vista-RR.
Boa Vista
2013
1- LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
1.1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA
O ensino da história no Brasil e a construção da cidadania elucidado por Fonseca (2005) perpassa o entendimento que a história como disciplina é fundamentalmente educativa, formativa, emancipadora e libertadora. A história tem como papel central a formação da consciência histórica dos homens, possibilitando a construção de identidades, a intervenção social e praxes individual e coletiva. (FONSECA, 2005, p. 89)
Neste contexto, é ter consciência de que o debate sobre o significado de ensinar história processa-se, sempre, no interior de lutas políticas e culturais. Essa perspectiva exige outras posturas em relação ás temporalidades históricas.
1.2 REPENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA
A História como forma de conhecimento, não escapa dessa caracterização. Em consequência, trata-se de enfatizar que o conhecimento histórico deve ser orientado no sentido de indagar a relação do sujeitos com os seus objetos de conhecimento, provocando seu posicionamento , questionando as formas de existência humana e promovendo a redefinicao de posicionamentos dos sujeitos no