Engenheiro
A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não.
Quando se pensa que a água está sempre disponível, comete-se um erro.
97% da água existente é salgada, dos restantes 3% a maioria está nos pólos ou nas altas montanhas no estado sólido. Apenas 0,5% da água encontra-se à disposição do homem
Poupar a água passa por gestos simples, que todos nós podemos praticar no nosso dia a dia.
Recursos Hídricos
Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso numa determinada região.
Disponibilidade dos recursos hídricos
Tipologia
Açude - Conjunto constituído por barragem ou barramento de um curso d’água efêmero (escoamento superficial que tem lugar após as chuvas e que cessa após algum tempo).
Aquífero - formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior, em condições naturais.
Lago - depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água que pode ser proveniente da chuva, nascente local, ou de curso de água, como rios e glaciares geleiras que deságuem nessa depressão.
Lagoa - Porção de água cercada por terra.
Laguna - depressão formada por água salobra ou salgada, localizada na borda litorânea, comunicando-se com o mar através de canal, constituindo assim uma espécie de “quase-lago”.
Rio - Um rio é uma corrente natural de água que flui com continuidade. Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou noutro rio.
Principais fatores da poluição
Contaminantes Biológicos Bactérias patogênicas, vírus, protozoários e vários organismos complexos multicelulares que podem causar doença gastro intestinal;
Contaminantes Químicos Orgânicos – Biodegradáveis ou refratários.
Contaminantes Químicos Inorgânicos - Metais
Existem mais de 7 milhões de substâncias químicas, das quais 70 mil são usadas