Trabalho sobre vinho verde
A sua história e Carater Único
Trabalho realizado por: António Manuel Carneiro Pereira Azevedo
No âmbito da disciplina de: Introdução à cozinha e pastelaria
Indice
1. INTRODUÇÃO
2. INTRODUÇÃO AO VINHO VERDE
3. HISTÓRIA
3.1. CRONOLOGIA DO VINHO VERDE
3.2. A PROPRIEDADE RURAL ENTRE DOURO E MINHO
3.3. NOTÍCIA DA PRIMEIRA EXPORTAÇÃO
4. ORIENTAÇÃO PARA A QUALIDADE
5. A AMPLEOGRAFIA
6. PRÁTICAS CULTURAIS
7. SISTEMAS DE CONDUÇÃO
8. REGIÃO CLIMA E GEOLOGIA
9. O VINHO VERDE
10. CONCLUSÃO
Introdução
Este foi um trabalho que serviu para aprofundar os meus conhecimentos sobre o vinho verde que é um produto de excelência desta região.
Tenho como objetivo deste trabalho conhecer a história do vinho verde, o que o torna único e de onde vem esse carater único.
Pretendo também conhecer as castas que lhe dão origem e o seu processo de fabrico.
Introdução ao vinho verde
O Vinho Verde é único no mundo. Um vinho naturalmente leve e fresco, produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. Berço da carismática casta Alvarinho e produtora de vinhos de lote únicos, a Região dos Vinhos Verdes festejou em 2008 o centenário da sua demarcação.
Com baixo teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, ótimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.
A flagrante tipicidade e originalidade destes vinhos é o resultado, por um lado, das características do solo, clima e fatores socioeconómicos da Região dos Vinhos Verdes, e, por outro, das peculiaridades das castas autóctones da região e das formas de cultivo da vinha. Deste fatores resulta um vinho naturalmente leve e fresco, diferente dos restantes vinhos do