Trabalho sobre trólebus
Foi em abril de 1882, que Werner von Siemens, da Cia. Siemens & Halske, experimentou na cidade de Halensee (Berlin / Alemanha), uma carruagem equipada com motores elétricos. Um "Contaktwagen" devido ao motor elétrico ser alimentado por "contato" com cabos aéreos. Mais tarde o veículo ficou conhecido como "Elektromote". E muitos consideram este veículo, o ancestral dos trólebus.
Em 1901 tem inicio uma outra experiência para o transporte comercial de passageiros e cargas, entre as localidades de Königstein, Hütten e Königsbrunn (um balneário). Utilizando veículos com motores elétricos, a empresa denominada "Bielatal" funcionou até 1905. Os veículos denominados pelos usuários como "Elekthrichen Ômnibus" (Ônibus Elétrico) percorriam a distancia de 9km. em 45 minutos. Em 1905 a empresa cessou atividades em razão da concorrência de uma linha de bondes elétricos.
Berlin, o primeiro trólebus comercial
Para bagagens e cargas, um reboque bagageiro
O TROLEBUS NA CIDADE DE SÃO PAULO 1949
A cidade de São Paulo foi à pioneira no Brasil a utilizar o sistema de transportes por Ônibus elétricos (trólebus). Quando em 22 de abril de 1949 inaugurou sua primeira linha de trólebus fazendo o percurso Aclimação - Praça João Mendes, substituindo a antiga linha de bondes Nº 19. Na viagem inaugural o Trólebus teve como condutor o Governador do estado de São Paulo, Dr. Adhemar de Barros.
O Trólebus como o bonde são veículos ecologicamente corretos não emitem poluentes que contamina a atmosfera das cidades. O trólebus apresenta um desempenho similar aos veículos movidos a Diesel (que poluem a atmosfera). Apresentando um ruído muito menor.
Fonte: Ilustrirtes Jahrbuch der Erfindungen 1903
1949 Av. São Luiz o Primeiro Trólebus, Aclimação.
1957 Trólebus J.G. Brill (USA)
1978 Trólebus Villares
Fonte: A Historia do Transporte Urbano no Brasil, Waldemar Correa Stiel
Fonte: A Historia do Transporte Urbano no Brasil, Waldemar Correa Stiel
Foto: