Economia
D I C A S DE E S T U D O
1. BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA. O ideal é ler sobre o assunto, na bibliografia obrigatória, antes de assistir à aula. Assim, você terá condições de participar ativamente da mesma, assimilará com maior facilidade os conceitos, melhorando sensivelmente seu aproveitamento. As leituras são importantes também para complementar aquilo que foi tratado em sala. Através delas seus argumentos ganharão força e consistência, além do que você irá se familiarizando com a linguagem apropriada para as avaliações.
2. ANOTAÇÕES DE AULA. Preste muita atenção às aulas e anote os principais pontos levantados pelo professor, principalmente os exemplos e conceitos. Isso fará com que você mantenha o foco naquilo que ele considera mais importante, em outras palavras, naquilo que será cobrado nas avaliações. Assim, seu estudo ganhará eficiência e você, tempo.
3. LISTAS DE EXERCÍCIOS. Resolva as listas de exercícios. Elas, além de facilitar a compreensão dos assuntos trabalhados, contêm questões muito similares às das avaliações.
Economia Prof. Esp. Fábio Tavares Lobato 1º Semestre de 2013
4. FIXANDO CONCEITOS. Em Economia, assim como em outros ramos das ciências humanas, os conceitos são de extrema importância para a construção do conhecimento. Eles formam a base sobre a qual se sustentarão as mais diversas teorias. Por isso, ao estudar, tente fixar e compreender perfeitamente os principais conceitos trabalhados (por exemplo: o que é custo de oportunidade, o que são fatores de produção). O pleno domínio destes conceitos é pré-requisito básico para que você alcance o sucesso nesta disciplina.
5. ESTUDANDO COM PRAZER. Para tornar mais interessante e divertidas suas horas de estudo, tente, sempre que possível, associar o que está sendo trabalhado nesta disciplina com a realidade. Para isso, crie exemplos, pesquise alguns casos concretos – por exemplo, pense o que o leva a gastar