Trabalho sobre Requalificação da Praça Roosevelt
O Consórcio Paulitec/CIL venceu a licitação para execução das obras de requalificação arquitetônica e paisagística da Praça Franklin Roosevelt, no centro de São Paulo. Projetada pelos arquitetos Rubens Reis e Carlos Roberto de Azevedo, a nova praça terá um espaço exclusivo para cães, playground e dois pisos de estacionamento.
A readequação do local é um tema discutido pela Prefeitura de São Paulo há cerca de 20 anos, ao longo dos quais vários estudos foram iniciados, porém não concluídos. Em 2006, o projeto executivo foi contratado, sendo finalizado em dezembro de 2009. A partir dessa data, iniciou-se o processo de aprovação do projeto junto aos órgãos públicos e ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), instituição que financiará a obra em parceria com o governo municipal.
O projeto de requalificação da Praça Roosevelt, que possui 18 mil m², prevê a demolição do Pentágono e de seus anexos. Segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, essas estruturas serão eliminadas para favorecer a integração dos dois lados da praça, lindeiros às ruas Martinho Prado e Guimarães Rosa.
Da feição original, serão preservadas apenas as estruturas da Via de Ligação Leste-Oeste e dos dois subsolos de estacionamento, que voltarão a operar com 640 vagas. O subsolo ainda abrigará os contingentes da guarda civil metropolitana e da polícia militar.
Já no nível principal da Praça, serão plantadas 216 novas árvores de espécies nativas para a criação de um percurso arborizado, que corta a Praça e articula a Esplanada Consolação (um sistema de rampas e escadas projetadas dentro das normas de acessibilidade que abre o interior da Praça para a Rua da Consolação) à Esplanada Augusta (um outro conjunto equivalente, que se abre para a Rua Augusta). Além disso, serão construídos quiosques para as floriculturas, um playground, espaço exclusivo para cães e sanitários públicos.
A proposta de gestão