Edifício copan
O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, repartidos em 32 andares e 120 mil m² de área construída. É dividido em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de 5 mil residentes e mais 70 estabelecimentos comerciais. Os Correios decidiram designar para o condomínio do edifício um CEP especial, 01066-900.
Sua arquitetura em forma de “S” está sempre evidente no horizonte de quem passa pelas principais vias da cidade. Está localizado na região Central, na Avenida Ipiranga, 200. Considerado um local que “tem de tudo um pouco”, já até cedeu seus segredos para um livro de ficção chamado “Arca sem Noé - Histórias do Edifício Copan”, de Regina Redha.
Fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/184-edificio-copan
Sua arquitetura em forma de “S” constituiu-se em um símbolo da cidade moderna. Não só pelas linhas arrojadas, mas também pelas outras características do edifício: concreto armado, altura, ocupação mista de apartamentos e comércio e alta densidade populacional.
Fonte: http://www.aprenda450anos.com.br/450anos/vila_metropole/2-4_edificio_copan.asp
O edifício foi projetado por Oscar Niemeyer dentro de premissas modernistas, apresentando características como o uso do brise-soleil, o pilotis, a forma escultural e a monumentalidade, tendo como referência clara o trabalho de Le Corbusier.
67% dos moradores são donos do próprio apartamento. Niemeyer projeta o prédio para ser habitado por pessoas de diferentes classes sociais, com unidades de apartamentos de vão de 26m2 a 214m2. Existe aí o claro interesse em promover uma diversidade social, possibilitando que pessoas de diferentes classes sociais morem