ANALISE PESSOAL DA VISITA REALIZADA AO EDIFICIO COPAN
ITEM: SINALIZAÇÃO
Visitar uma obra tão importante e poder sentir e contestar de perto arquitetura produzida por um grande ícone mundial sem sombras de duvidas é uma tremenda honra, e nos promove a querer ir cada vez mais alem nesse mundo infinito da arquitetura. Porem, apesar do Copan ser uma obra inspiradora, carece de reparos indiscutíveis.
O edifício foi construído entre as décadas de 50 e 60 , e seu pavimento térreo ainda não passou por uma reforma que atenda a NBR 9050 de acessibilidade.
O mapa de localização fica locado em local alto e provavelmente não tem opção em braile; alias as poucas placas encontradas não possuem opção em braile, e estão totalmente fora dos padrões da NBR 9050. Não há placas direcionais, e tão pouco, piso tátil direcional para os deficientes visuais. As escadas também não atendem a NBR 9050. Também não localização nenhum tipo de sinalização sonora.
De todas as entradas que o edifício possui apenas uma tem guia rebaixada e esta em péssimas condições de uso. Não localizamos no pavimento térreo, vagas para deficientes.
O Térreo tem um amplo corredor para circulação em rampa, porem as próprias lojas não possui rebaixo para cadeirantes, encontramos apenas duas lojas com guias rebaixadas.
Os banheiros só estão disponíveis para funcionários; os clientes caso precisem, podem usar o que estão disponíveis nas lojas, o que seria impossível para um cadeirante, considerando que ele sequer consegue entrar na loja.
O salão possui um cinema porém que foi alugado para uma igreja, e o mesmo não esta em uso.
Também sentimos falta de mobiliários, como bancos para descanso e lixeiras.
A situação de fato é precária, principalmente por se tratar de um ponto turístico, porem que oferece pouca estabilidade segurança e conforto em relação a acessibilidade.
ALUNA: LUANA MOREIRA ARRUDA. RA: B7671A-0 TURMA: AU4S40