Trabalho Sobre Recrutamento e Seleção
Através da necessidade de ocupar uma vaga, ou aumentar o quadro de colaboradores de uma empresa se inicia o processo de recrutamento e seleção. Essa necessidade pode surgir por vários motivos, planejado, inesperado ou o aumento da organização e etc.
A partir do momento que um determinado setor verifica a necessidade de aumentar o quadro de funcionários, ou seja, a necessidade de “mão de obra”, ele passa para os Recursos Humanos (RH) os requisitos, experiência e perfil que o candidato precisa ter para ocupar a vaga, possibilitando assim que RH inicie o processo de recrutamento.
A indicação de um amigo ou parente ainda é uma das principais formas de seleção adotada pelas organizações que veem nessa indicação uma boa referência do futuro colaborador. Porém, se deseja tornar o processo mais profissional, o recrutamento e seleção em sua organização podem ser padronizados em todas as áreas e por todos os líderes. Com um procedimento adotado, acaba-se com as “forcinhas” ou “chances”, situações que colocam líderes contra a parede e estes acabam contratando a pessoa por consideração e não por competência ou qualificação.
Apesar de confundidas, recrutamento e seleção são atividades distintas.
RECRUTAMENTO é a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, escolaridade e outros). Pode acontecer de três formas: o recrutamento interno, externo e misto.
- Recrutamento interno: Divulgação da vaga aos colaboradores que já atuam na organização oferecendo a possibilidade de promoção ou transferência, gerando oportunidade de crescimento;
- Recrutamento externo: Divulgação da vaga ao público em geral, por meio de cartazes, internet, jornais, agências de emprego e até rádio, possibilitando a participação da comunidade em geral.
- Recrutamento misto: aborda fontes internas e externas e também e o preferido pela maioria das empresas. Ele pode ser feito de três formas: