A importancia do Recrutamento e Seleção dentro de uma organização
Jeniffer Cristina Ferreira
Professor-Tutor Externo: Flávio Brustoloni
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Bacharelado em Administração de Empresas – Turma ADG 0096– Prática do Módulo IV
13/12/12.
RESUMO
A importância que o recrutamento e seleção têm dentro de uma organização entre as necessidades os objetivos. Pois é por meio do levantamento das necessidades de contratação, com relação às organizações, que se entende melhor o processo e funcionamento do recrutamento e seleção dentro da organização, propondo medidas de modo que a organização possa alcançar seus objetivos atendendo às expectativas do mercado, sendo esta, um poderoso instrumento para diagnosticar a satisfação e motivação dos funcionários.
Palavras-chave: Recrutamento. Seleção. Organização.
1 INTRODUÇÃO
O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Logo que se iniciou a organização dos povos é possível notarmos a realização desse sistema. O mesmo era utilizado principalmente onde havia a preocupação em escolher pessoas mais aptas a executar atividades específicas. Com a Revolução Industrial em meados do século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do segmento operacional.
Em 1983, Chiavenato efetuou a definição de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, segundo ele trata-se da “escolha do homem certo para o cargo certo”. O Recrutamento e Seleção passou por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado de fundamental e grande importância na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado