Trabalho sobre Pneus
Como se sabe, as principais funções de um pneu são suportar a carga; assegurar a transmissão da potência motriz; garantir a dirigibilidade do veículo; oferecer respostas eficientes nas freadas e aceleradas, bem como contribuir com a suspensão do veículo, propiciando conforto aos passageiros. Para que ele exerça bem todas estas funções, sua estrutura é composta por quatro partes principais.
Principais elementos de um pneu
CARCAÇA
• É a parte resistente do pneu, constituída de lona(s) de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Nos pneus radiais, as cinturas complementam sua resistência.
TALÕES
• São constituídos internamente de arames de aço de grande resistência e têm por finalidade manter o pneu acoplado no aro.
BANDA DE RODAGEM
• É a parte do pneu que entra diretamente em contato com o solo. É formada por um composto especial de borracha que oferece grande resistência ao desgaste. Seu desenho apresenta partes cheias (biscoitos) e vazias (sulcos), que garantem desempenho e segurança ao veículo.
FLANCOS
• Protegem a carcaça de lonas. São dotados de uma mistura especial de borracha com alto grau de flexibilidade.
Pneu sem câmara
A diferença básica está dentro do pneu. Os pneu sem câmara possuem em seu interior uma camada de borracha especial, denominada liner, que garante a retenção do ar.
Devem ser montados em aros apropriados, utilizando válvulas especias.
Vantagens:
a) Não estouram;
b) Quando furam, o próprio prego veda o furo ou, quando não vedam, esvazia lentamente.
c) São muito mais seguros.
d) É mais duro e absorve menos os impactos;
e) Quando se atinge um buraco, a roda amassa e o pneu esvazia, entretanto, em muitos casos, consegue-se rodar pois o pneu tem as laterais mais duras.
f) Se por acaso ele furar com um prego, enquanto o mesmo estiver lá, o pneu continuará vazando pouco, até que se chegue ao borracheiro.
g) O conserto é mais