embalagens
A embalagem tem o poder de influenciar o consumidor, a presença dela torna o produto mais atrativo e faz muita diferença na hora da venda. Com a evolução da sociedade foram evoluindo os costumes, crenças e valores. A sociedade que antigamente não era tão exigente passou a ser um público globalizado e extremamente consumista. Esta evolução afetou muito no desenvolvimento do comércio de embalagens. Antes de existirem os recursos que temos hoje, as embalagens só conseguiam ser identificadas por causa da sua forma, não se tinha recursos para incluir qualquer tipo de imagem.
Atualmente com a evolução da sociedade e da indústria gráfica, as embalagens estão usando cada vez mais os recursos de imagem, a qualidade das impressões melhoram a cada momento. As embalagens agregar valores e significados para a pessoa que está consumindo.
Quase 100% dos produtos que estão expostos para a venda nos mercados possuem algum tipo de embalagem. Todo o desing da embalagem vai agregar algum valor a ele, vai gerar algum tipo de significado para o consumidor que está adquirido.
As três funções básicas da embalagem são: Conter, proteger e transportar, temos que nos certificar de que o produto chege ao destino em perfeitas condições de uso ou consumo. Já a única função mercadológica que a embalagem tem é a de se certificar que o produto seja competitivo no mercado, ela tem que chamar a atenção dos consumidores, trazer as informações do conteúdo e despertar o desejo, fazer com que as pessoas se sintam satisfeitas em estarem consumindo tal coisa.
Os dez pontos-chave para se alcanças um bom resultado final é de:
Conhecer o produto; Conhecer o consumidor, conhecer o mercado;
Conhecer a concorrência; Conhecer tecnicamente a embalagem a ser desenhada.
Conhecer os objetivos mercadológicos,
Ter uma estratégia para o design,
Desenhar de forma criativa consciente, Trabalhar integrado com a indústria,
Fazer a revisão final do projeto.
A embalagem está