Trabalho sobre patristica
3082 palavras
13 páginas
PATRÍSTICA Introduçao/Desenvolvimento Este período da cultura cristã é designado com o nome de Patrística, porquanto representa o pensamento dos Padres da Igreja, que são os construtores da teologia católica, guias, mestres da doutrina cristã. Portanto, se a Patrística interessa sumamente à história do dogma, interessa assaz menos à história, em que terá importância fundamental a Escolástica. Dada a culminante grandeza de Agostinho, a Patrística será dividida em três períodos: antes de Agostinho, período em que, filosoficamente, interessam especialmente os chamados apologistas e os padres alexandrinos ; Agostinho, que merece um desenvolvimento à parte, visto ser o maior dos Padres; depois de Agostinho vem o período que, logo após a sistematização, representa a decadência da Patrística. Os padres cristãos lutavam para disseminar o cristianismo enquanto religião, explicando suas crenças à população em geral e elaboravam inúmeros textos sobre a fé e as revelações cristãs. Muitas vezes, recorriam à filosofia, adaptando-a à fé religiosa, como forma de converter os pagãos.
Em um primeiro momento dessa filosofia,há uma necessidade em ampliar a quantidade de fiéis e lutar contra a clandestinidade da crença. Foi marcado pela consolidação do cristianismo.
Alguns padres, qualificavam a cultura grega pré-cristã como pagã. Outros, entretanto,se adaptavam ao pensamento cristão.
A partir do século IV, o cristianismo deixa de ser clandestino no Império Romano, sendo reconhecido e aceito,e depois se torna a religião oficial de Roma. A filosofia Patrística vive seu apogeu e tem como principal nome Santo Agostinho (354-430).
Antes de Agostinho
Os Apologistas e os Controvertistas
A Patrística do II século é caracterizada pela defesa que faz do cristianismo contra o paganismo, o hebraísmo e as heresias. Os padres deste período podem-se dividir em três grupos: os chamados padres apostólicos , os apologistas e os controversistas . Interessam-nos