1º fichamento
Curso: Ciências Contábeis – 1ºC
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Acadêmica: Priscila Aparecida da Silveira
DIFICULDADE DOS CONTABILISTAS EM ACOMPANHAR AS INOVAÇÕES DE SUA PROFISSÃO
GUIMARÃES, L. M.; PAULÚCIO, N. F.; ALMEIDA, F. M.; MOURA, R. M. O Profissional Contábil Diante da Convergência das Normas Contábeis: Análise da Preparação Desse Profissional nos Processos Organizacionais. Artigo Científico disponível em: http://www.aedb.br/seget/artigos11/34414349.pdf. Acesso em 25 de maio de 2013.
Apresentação objetiva
O principal objetivo dos autores é mostrar a importância da padronização internacional de normas e procedimentos, que tende a facilitar a comunicação e comparabilidade de informações contábeis entre os diversos países, sendo, portanto, um assunto de interesse de todos os profissionais da área contábil bem como dos empresários e investidores. Com objetivo de identificar a perspectiva do profissional contábil sobre a Convergência das Normas Contábeis, e analisar o nível de conhecimento dos profissionais sobre a matéria, as mudanças que poderão ocorrer nos procedimentos da prática profissional e conhecer a aplicabilidade desse processo.
Resumo
Conforme uma pesquisa recente, apenas 23,6% dos contabilistas conhecem o padrão IFRS de contabilidade. Ele possibilita às empresas demonstrações contábeis que refletem a realidade da organização, atendendo as exigências legais para fins de gerenciamento, ou seja, demonstrações contábeis segundo as novas normas de contabilidade. A sigla IFRS em inglês significa International Financial Reporting Standards, que traduzido para a nossa linguagem quer dizer Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade. As regras de práticas contábeis mudaram a partir de janeiro de 2010, deste então, as normas e padrões contábeis brasileiros convergem para as normas e padrões internacionais de contabilidade. Se a regra mudou, a contabilidade muda. As