CAPA1
PATRÍSTICA
SÉCULO I
AO SÉCULO
VII
ENGENHARIA CIVIL
UNIME
Trabalho realizado pelo discente Kahuan Luíz dos Santos Melo de Carvalho solicitado pelo docente Antonio Paim da disciplina Homem Cultura e Sociedade.
INTRODUÇÃO
A filosofia dos primeiros padres da igreja chamada de patrística foi desenvolvida com o objetivo de consolidar o papel da igreja, e propagar os ideais do cristianismo. A escola patrística advogou a favor da igreja e ampliou diversos conceitos cristãos, como a criação do mundo por Deus, pecado original e ressureição de juízo final. Seus principais representantes eram São Paulo, São João, Santo Agostinho e outros padres santos.
Com o desenvolvimento do cristianismo, tornou-se necessário explicar seus preceitos as autoridades romanas e ao povo em geral, a igreja católica sabia que essas regras não podiam ser impostas pela força, tinham que ser apresentados de modo convincente. Os primeiros padres se empenharam na elaboração de inúmeros textos sobre a fé e a revelação cristã, o conjunto desses textos ficou conhecido como patrística por ter sido escritos principalmente pelos grandes padres da igreja católica. Foram eles, os pais da Igreja, responsáveis por defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, durante os primeiros séculos do cristianismo. Na verdade a patrística é o esforço cristão de incorporar a filosofia grega para servisse dela na defesa contra os ataques que lhe dirigiam assim os padres da igreja