Trabalhos
Os nutrientes dos alimentos são utilizados para produção de energia, para o crescimento e reparação dos tecidos que compõe os músculos, ossos e pele. Para o aproveitamento dos nutrientes, a digestão dos alimentos começa na boca com a mastigação e mistura com a saliva. Quando engolimos a mistura do alimento com a saliva, a digestão continua no estômago e termina no intestino, onde os nutrientes são absorvidos. Constituintes dos alimentos que não são aproveitados são eliminados do nosso corpo nas fezes e urina. Os carboidratos (massas, arroz, feijão, frutas) e as gordura (óleos, carnes, leite) são os nutriente energéticos; as proteínas (ovos, carnes, leite) são os nutrientes construtores; vitaminas (cereais, frutas), minerais (leite, cereais, verduras), fibras (aveia, frutas, verduras) e água são os nutrientes reguladores. Todos devem ser consumidos em quantidades suficientes para as demandas corporais diárias.
As fibras são importantes para manter o bom funcionamento do intestino, prevenir o câncer intestinal, auxiliar na sensação de plenitude (saciedade) e até reduzir as concentração sanguínea de colesterol. Aveia, feijão, frutas com cascas comestíveis, vegetais folhosos (preferencialmente crus), grãos e cereais integrais são especialmente ricos em fibras.
Transtorno alimentar Os transtornos alimentares como anorexia nervosa (AN) e bulimia nervosa (BN) assumiram grande importância nas últimas três décadas, com melhor reconhecimento de sua prevalência e conseqüências. Casos resistentes à terapia são freqüentes, cerca de 25% dos pacientes desenvolvem quadros crônicos com conseqüências orgânicas importantes, e as taxas de mortalidade variam