trabalho sobre olhos
Turma :
Curso: Técnico Em Mecânica
Trabalho : Descarte De Óleo E Reaproveitamento
Senai
ARMAZENAGEM DE ÓLEOS LUBRIFICANTES
Importância de um bom armazenamento
As precauções adotadas nas refinarias e nos depósitos das companhias distribuidoras visam assegurar ao consumidor produtos da maior qualidade. Estas precauções vão desde o rigoroso controle de qualidade existente durante todo o processo de fabricação do lubrificante, até cuidados com o envasamento e a embalagem, afim de se evitar contaminações e outros danos que comprometeriam a qualidade do produto.
FATORES QUE AFETAM OS PRODUTOS ESTOCADOS
Contaminação pela água
Às vezes acontece que o vasilhame é danificado de tal maneira que se torna fácil a entrada de água. A contaminação pela água prejudica qualquer tipo de lubrificante, contaminação especialmente indesejável quando se trata de óleo para transformadores, caso em que o adicionamento de uma quantidade mínimo de água basta para causar diminuição considerável do poder dielétrico. Outros óleos tais como os que contêm aditivos ou óleos graxos, são também sensíveis á presença de água, que pode provocar precipitação ou deterioração dos aditivos.
Por outro lado, a umidade pode entrar no vasilhame mesmo através do bujão. Os óleos aumentam de volume quando expostos ao calor do dia e diminuem de volume quando se resfriam. Como resultado ficam sujeitos a um ciclo de dilatação e contração.
Em conseqüência, o ar existente sobre o óleo, dentro do vasilhame, fica sujeito durante o dia, as pressões mais elevadas que a da atmosfera durante á noite, as pressões inferiores. Essas diferenças de pressão podem produzir o mesmo efeito de uma bomba, efeito esse conhecido como “respiração dos tambores”, pelo qual o ar é expelido parcialmente durante o dia e aspirado para dentro do tambor durante a noite mesmo que os bujões estejam apertados. Se o tambor permanecer de pé e exposto ao tempo, à parte