trabalho psicologia sobre o filme "Pelos Olhos de Maise"
374 palavras
2 páginas
O filme “Pelos Olhos de Maisie” dá voz a quem raramente pode se manifestar, ou seja, a criança. É narrado a história de Maisie, uma garotinha de apenas 7 anos que vê o casamento de seus pais desmoronando e tem que enfrentar as consequências de tudo isso. O casal é formado por Suzanna, uma estrela do rock, e Beale, um negociante de arte que, frequentemente, se encontrava fora do país e não tinha tempo nem para a mulher, nem para a filha. Efetivamente, nenhum dos dois tinha o tempo ou o interesse para lidar com o universo de Maisie. Quando o casamento dos pais da menina chega ao fim, ela passa pela disputa de guarda entre seus pais, que tem um elemento marcante, ou seja, o fato de que ambos arrumam relacionamentos com um fim específico: garantir a guarda de Maisie. Mas o que dá a entender é que a disputa tem muito mais a ver com o ego de seus pais, com o desejo de se vingarem um do outro, do que com o desejo de tê-la presente. Suzanna se casa com Lincoln, um jovem bartender, e Beale inicia um caso com Margot, a babá com quem Maisie tem um apego seguro.
A partir desse momento, os pais biológicos de Maisie se afastam cada vez mais, já que Beale está na Europa, e Suzanna em turnê, os pais postiços vão se aproximando gradativamente dando atenção, carinho, amor, segurança e tudo que a menina necessitava, mas os pais não davam.
Maisie tinha grande proximidade e apego com os novos pais, principalmente com Margot. Uma cena do filme que mostra esse envolvimento entre Maisie e Margot é quando Suzanna deixa a menina no bar para que Lincoln cuide dela sem saber que não era seu dia de trabalho. Maisie adormece e uma amiga de trabalho de Lincoln a leva para a própria casa. A menina acorda chamando desesperadamente pelo nome de Margot, que a busca logo depois.
O filme termina logo após Maisie tomar uma atitude e se impor contra as vontades da mãe, querendo morar com os pais postiços, já que era onde lhe davam a sensação de que é possível fazer parte de uma família, ser amada, e