Zigbee
As redes de comunicação sem fio surgiram a partir dos anos 80 através da crescente popularização da internet e da necessidade de se criar uma forma de comunicação não guiada, sendo assim o padrão IEEE 802.11 cria as WLAN (Wireless Local Area Network), enquanto o padrão IEEE 802.11 tentar ser mais semelhante possível com o Ethernet o IEEE 802.15 para redes locais pessoais WPAN (Wireless Personal Area Network) tentar reduzir os custos, diminuir o consumo, possuir uma menor área de alcance e ter um dispositivo menor. O Zigbee surgiu da necessidade de realizar a comunicação entre dispositivos que possuem uma rede de baixa potência, gerando assim um baixo consumo de energia nos dispositivos aumentando significativamente a vida útil de suas baterias podendo durar por anos. O Zigbee é muito utilizado no controle de redes de sensores e dispositivos, área de monitoramento remoto, dispositivos de localização, periféricos de computadores, sensores médicos, brinquedos, jogos e outros.
SLIDE 02 CAMADAS
O modelo Zigbee possui 5 camadas, as mais baixas PHY e MAC e as superiores, Rede (NWK) / Segurança (SSP) Suporte a Aplicação e a camada de Aplicação.
A camada PHY do Zigbee é definida pelo protocolo IEEE 802.15.4 e é responsável pelo transporte dos dados através de ondas de rádio, a camada PHY utiliza a modulação DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum), esse tipo de modulação coloca em cada bit que será enviado pelo dispositivo uma forma de redundância e o distribui na banda que está sendo usada, essa redundância facilita a identificação do dado, podendo fornecer a informação de qual nó pertence o dado e auxilia na identificação de erros.
A camada MAC é encarregada do encapsulamento dos dados que vem das camadas superiores e prepara os dados para serem colocados na camada de transporte.
A camada MAC possui 2 modos de operação que definem sua principal característica que é o baixo consumo de energia. Os modos são o Beaconing e Non-Beaconing.
O