Maioridade Penal
A Ditadura Militar
GODOY, Adrian.
Estudante do 2º ano do Ensino Médio
E.E.E.M Tuiuti / Gravataí, 2014.
Resumo:
A ditadura militar foi um movimento político opressor, na história do Brasil no ano de 1964-1985, pois deu margem a situações extremas, como prisões, torturas, exílios, em nome do regime. Outra forma de contenção pelas autoridades foi à censura que se estabeleceu nessa época nos meios de comunicação, especificamente a imprensa escrita.
Palavras-chave:
Ditadura Militar – História – Censura -- Mídia.
Abstract:
The military dictatorship was an oppressive political movement in the history of Brazil in the year 1964-1985; it gave rise to extreme situations, such as imprisonment, torture, exile, on behalf of the regime. Another form of restraint by the authorities was to censorship that was established at that time in the media, especially the press.
O período da ditadura militar no Brasil durou cerca de 20 anos. Iniciou-se com um golpe de estado que tomou lugar no dia 31 de março de 1964, foi marcado por um forte sistema centralista e autoritário, rompendo assim o regime democrático, além da cassação dos direitos de quem se opunha ao regime e a violação de liberdades individuais. O regime se instaurou a partir da alegação de que o presidente João Goulart seria uma “ameaça comunista” e estaria articulando com seus partidários um golpe comunista. Tais acusações surgiram a partir da situação do país naquele momento, como por exemplo: a crise econômica e as propostas de Goulart, tanto para resolver a crise, quanto para por em prática às reformas de base (salarial, agrária, bancaria fiscal, eleitoral e urbana). Os militares utilizaram-se então dessas alegações como justificativa para instalar o regime militar. Diante do que as pesquisas relatam, é notório que a ditadura militar se demonstrou como um movimento político opressor, pois deu margem a situações extremas, como