Trabalho sobre hemodialise
CURSO SUPERIOR TECNOLOGICO EM SISTEMAS BIOMÉDICOS
PROFESSOR: MANOEL MESSIAS
CONTROLE DE QUALIDADE
EM GESTÃO
EQUIPE: ADRIANA OLIVEIRA
ANDRESSA ROCHA
THAMYRES RAMOS
DJALBA JOAQUIM
Douglas Mc Gregor
A VISÃO DE TAYLER
A VISÃO DE TAYLER :
O trabalho é uma necessidade econômica.
(Teoria x)
Escola da administração Científica: esta escola teve a sua origem nos Estados Unidos a partir do engenheiro Frederick Winslow
Taylor (1856-1915);
A sua preocupação era aumentar a produtividade da empresa, aumentando o nível de eficácia e eficiência dos operários. Esta escola coloca a ênfase nas Tarefas preocupando-se:
O método de trabalho;
Os movimentos necessários à execução da tarefa;
O tempo – padrão para a execução da tarefa.
Por sua vez Taylor começou por fazer uma detalhada análise das tarefas dos operários, analisou os seus movimentos e processos de trabalho, para aperfeiçoar e racionalizar.
Considerando que a empresa deve abandonar os métodos empíricos de produção e começar a aplicar os princípios gerais da ciência.
Críticas à organização empresarial de Taylor:
Visão mecanicista do Homem – Este é visto unicamente como possuidor da força de trabalho, útil para a produção .
O Homem é considerado como um ser passivo, sem vontade, sem iniciativa e outras motivações e interesses, que não seja o dinheiro.
Especialização exagerada realizada através da divisão das tarefas, o que aumenta a produtividade e a eficácia do operário. Esta não qualifica o funcionário e impede-o de aprender a executar outras tarefas, dificultando a mobilidade profissional. O que interessava era o homem certo no lugar.
Visão de Mayo:
O trabalho responde a uma necessidade de relação humana
(Teoria Y)
Professor de sociologia de origem australiana, Elton MAYO adapta uma posição diferente, explicando que o trabalho corresponde sobretudo a uma necessidade de relações