Etica utilitarista de stuart mill
1) As conseqüências da miséria na humanidade dos pobres; Os pobres vivem para o sustento, possuem deficiências intelectuais e morais e são privados de instrução e por não poderem ser mais bem instruídos do que são alimentados, são considerados egoístas porque todos seus pensamentos provêm de si mesmos destituídos de interesses ou sentimentos como cidadãos e membros da sociedade, e com um sentimento de injustiça, tanto pelo que não têm como pelo que os outros têm, retirando qualquer sentimento de preocupação com o destino da humanidade.
2) As causas da pobreza: A pobreza, como a maioria dos males sociais, existe porque os homens seguem seus instintos animalescos sem a devida consideração. Grande parte da humanidade nunca julga sobre questões morais por si mesma, nunca se convence que alguma coisa está certa ou errada se antes
3) A relação entre satisfação pessoal e bem comum: Quase todos os que não são trabalhadores, são empregados de mão-de-obra, e não se entristecem se puderem comprar essa mercadoria a preço baixo. Porém um aumento de salário permitiria melhores condições de vida das famílias e proporcionaria um melhor bem estar para população em geral.
4) Os grupos que possuem um interesse em salários baixos e seus motivos: Esse grupo está fundamentado na Lei da dependência dos salários que evidencia a baixa formação e o crescente numero de outros trabalhadores no mesmo ofício.
5) A teoria demográfica de Maltus: A teoria de Maltus afirma que a população cresceria em Progressão Geométrica e os alimentos cresceriam em Progressão Aritmética seguindo essa teoria deve se inserir políticas de controle populacional para se evitar descontrole populacional e desegulação de mercado.
6) A reforma Agrária (lotes): Seria a venda de pequenas propriedades a trabalhadores pobre mais com condições de se sustentar as terras até