Ed infantil
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista
Maceió/AL, Maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
Anna Clarisse
Elyne Guedes
Lavinnía Rayane
Malane Tenório
Trabalho, requerido pela profª Drª:Elza Maria e Andreza, para obtenção de nota na disciplina de Fundamentos da educação infantil I no 5º período de Pedagogia Matutino.
Maceió/ AL, Maio de 2012
PIAGET, WYGOTSKY E WALLON
Através da leitura dos textos percebemos que os três teóricos veem que desenvolvimento infantil irá se construir através das relações entre a criança e o meio. Esse desenvolvimento acontece através do contato com o próprio corpo com interação com outras pessoas e o próprio meio e assim a criança vai mostrando que o seu desenvolvimento é um processo dinâmico.
Para Henry Wallon os aspectos do desenvolvimento infantil engloba a afetividade, motricidade e inteligência. Para ele, cada estágio do desenvolvimento é uma readaptação dos estágios anteriores que ocorre entre o sujeito e a criança. Por exemplo, a criança pode não seguir a um modelo já fixo, como engatinhar e só depois andar, ela pode simplesmente começar a andar sobre os pezinhos.
A teoria de Wallon divide o desenvolvimento infantil em quatro estágios, são eles: Estágio Impulsivo Emocional- nesta fase (1º ano de vida) são desenvolvidas condições sensório-motor como olhar, pegar e a partir do segundo ano de vida essas condições se tornam mais concretas. Estágio Sensório- Motor- nesta fase (do 1º ao 3º ano de vida) há o desenvolvimento da inteligência prática e a capacidade de simbolizar, como se mostrarmos um símbolo de algo corriqueiro ela identificará, uma criança que vai muito ao Mc Donald’s já sabe identifica mesmo sem saber ler. Personalismo- nesta fase (dos 3 ao 6 anos) se constrói a consciência, a criança não distingui a afetividade da inteligência. Estágio Categorial – ( a partir de 6 anos)