Ed infantil
1NTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------1
2EM CADA PÁGINA UM PEDAÇO DA HISTÓRIA----------------------------5
3OBSERVAR PARA CONHECER-------------------------------------------------5
4MUDANÇAS PROVOCADAS PELA OBSERVAÇÃO----------------------9
5ROTINA DAS CRIANÇAS---------------------------------------------------------12
6TORNANDO POSSÍVEL A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS------14
7PARECER DO ESTÁGIO---------------------------------------------------------17
8REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------26
9ANEXOS
Introdução
O presente estágio de docência na Educação Infantil tem como objetivo, fazer uma reflexão das vivencias e diversos tipos de contextos, dentro do cotidiano e dos bastidores da Educação Infantil, propondo assim uma reconstrução e assim contrastar os equívocos e avanços apontados dentro da práxis escolar.
Segundo Paulo Freire (1996), "é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática."
Uma visão critica não só da prática, mas também do investimento relativo a está mesma prática é que eu proponho que seja comparado, pois é dentro de uma sala com diversos tipos de possibilidades de prática que fará com que o docente desconstrua e refaça suas vivencias relativas à mesma dentro do âmbito escolar. Partindo do pré suposto que não se faz Educação sem investimento, podemos entender as causas de tantos docentes continuarem tendo uma visão vertical da prática, reflexão, proposta dentro das escolas.
A Educação Infantil, atualmente, adquiriu nova dimensão, com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, com as crianças chegando à escola na idade de 0 a 05 anos, e também se alfabetizando cada vez mais cedo. No entanto a evasão escolar se contrapõe, fazendo com que as crianças que abandonam a Educação Infantil, por causa dos mais diversos motivos como mudança de