Eletromagnetismo
Introdução
Neste 2ºperiodo, na disciplina de Filosofia abordámos as Dimensões da ação humana e dos valores. A partir deste tema, estudamos outras vertentes filosóficas como a ética e a moral, o outro, as instituições e inclusive e em pormenor a filosofia moral utilitarista de John Stuart Mill e de Immanuel Kant. Ambos tinham a sua perspectiva filosófica, mas muito diferentes uma da outra, apesar de se enquadrarem no mesmo contexto histórico e cultural da Idade Moderna, que surgiu com o Renascimento. Mas foi através do Iluminismo - ou Era da Razão, isto é, movimento cultural de elite de intelectuais do século XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento precoce. Promoveu ainda o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Era visto como o fim das trevas e a reafirmação do poder humano. – que Mill e Kant se viram condicionadas a criar novos fundamentos para a Moral. Por outro lado, estes dois filósofos defendiam um tipo de ética em particular. John Stuart Mill defendia uma Ética Teleológica - ética consequencialista. Isto significa que a boa acção se deve medir pelas consequências. Ou seja, o fim da acção é o que determina todo o agir. – e Immanuel Kant defendia uma Ética Deontológica - ética que valoriza a intenção da acção, de acordo com o dever, independentemente das consequências.
Em particular abordarei e as principais fases da vida de John Stuart Mill, as influências que o encaminharam no futuro e a sua Filosofia moral Utilitarista.
Vida e obra de John Stuart Mill
John Stuart Mill nasceu em casa do seu pai em Pentonville, Londres a 20 de Maio de 1806. Filósofo, economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. O seu pai provinha de uma família humilde da Escócia e a mãe, ainda bastante jovem, era igualmente de condição modesta. Os seus estudos foram financiados por Sir John Stuart Fettercairn até