Construindo um compressor ar.
Amigos, hoje, para pinturas, eu me valho de um compressor da empresa aeromax, modelo ae-40. Esse compressor é extremamente silencioso, e possui vários mecanismos internos para equalização da pressão, algo imprescindível para aerografia de qualidade, e custa, hoje, algo em torno de R$ 800,00. Porém, esse modelo de compressor pode facilmente ser construído em casa, com um motor de geladeira, a um custo efetivamente menor.
Segue, então, um step-by-step, gentilmente cedido pelo modelista Fernando Galdiano:
OBJETIVO DESSE ARTIGO Este tópico não tem a finalidade de encerrar as dúvidas que existem sobre o assunto, pois elas surgem dependendo das escolhas do tipo de reservatório, do tipo de motor, da facilidade em adquirir as peças necessárias, e da disponibilidade financeira do plastimodelista. Por esta razão, este ele vem apenas ilustrar os passos da montagem, as experiências e dificuldades e também explicar alguns conceitos que ajudarão os colegas de hobby a montarem seu próprio compressor, com sucesso.
O meu compressor consiste em um motor (que no caso será o motor de geladeira, de 1/8 de CV cavalo-vapor, mas pode ser de potência maior), um reservatório para o ar comprimido (que neste modelo de compressor foi usado o cilindro reservatório de ar de freio de caminhão) e as válvulas e conexões necessárias ao funcionamento seguro do compressor.
LISTA DE MATERIAL
a)Um motor de geladeira de 1/8 de CV, podendo ser de ¼. Pode ser recondicionado ou novo. Muitos usam motores de ar-condicionado residencial com sucesso. Normalmente é vendido já com um relê térmico que o protege como se fosse um disjuntor, em caso de aquecimento excessivo. Na foto abaixo, observe o pequeno filtro de ar, adaptado na entrada de ar do motor. Ele serve para evitar que impurezas e excesso de umidade proveniente do ar entrem no motor e diminuam sua vida útil. Alguns colegas, usam filtros de gasolina para veículos,