Motores
Notas de aula
2
PROGRAMA
CAPITULO 1- INTRODUÇÃO
CAPITULO 2- ABREVIAÇÕES/DEFINIÇÕES- PUBLICAÇÕES
CAPITULO 3- COMPRESSORES
CAPITULO 4- CAMARAS DE COMBUSTÃO
CAPITULO 5- TURBINAS
CAPITULO 6- FAN
CAPITULO 7- SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
CAPITULO 8- ROLAMENTOS
CAPITULO 9- SISTEMA DE IGNIÇÃO
CAPITULO 10-SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
CAPITULO 11-SIST. DE SANGRIA, STALL
CAPITULO 12-SISTEMA DE INDICAÇÃO
CAPITULO 13-EMPUXO – LIMITAÇÕES
CAPITULO 14-MONITORAMENTO DOS MOTORES
CAPITULO 15-MANUTENÇÃO
3
CAPITULO 1 - INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO AOS MOTORES DAS AERONAVES
Costuma-se dizer que o motor a reação é um motor que respira ar. O fluxo de ar através do motor se processa no sentido da entrada de um compressor para o tubo de descarga, com muitas mudanças de velocidade, sem interrupção. Esta apostila visa descrever os componentes, sistemas e fazer considerações sobre as forças aerodinâmicas relacionadas com os componentes do motor, isto é,o fan , o compressor, a câmara de combustão e a turbina, além do tubo de admissão, a descarga e a caixa de acessorios.
PASSADO
Séc. II A .C - HERON, egípcio, concebeu uma esfera rotativa, movida por jatos de vapor d’água, escapando do seu interior.
4
Séc. XVI (1550) -LEONARDO DA VINCI projetou um mecanismo destinado a girar um espeto em um fogão doméstico.
Da Vinci descreveu o “chimney Jack” (Alavanca chaminé), com o ar quente de uma fogueira, que passando através de uma série de aletas (Fan Blades), através de uma série de engrenagens, gira a assadeira.
Séc. XVII (1687) - .Sir Isaac Newtow formulou as leis do MOVIMENTO as quais todas as invenções utilizam a teoria de propulsão a jato.
O veículo ilustrado na figura abaixo, chamado de Newton’s Wagon, aplicou o princípio da propulsão a jato. Este princípio, Jacob Gravesand, um holandês, projetista da época, projetou o “horseless carriage” (Carruagem sem cavalos), e que
Isaac Newton forneceu a idéia. A Wagon (Van) consistia de uma larga caldeira
montada