recrutamento
FACULDADE DE GESTÃO E CIÊNCIAS ECONÓMICAS
Trabalho de Ergonomia
Estudo de Caso
Luanda, 26 de Abril
UNIVERSIDADE TÉCNICA DE ANGOLA
FACULDADE DE GESTÃO E CIÊNCIAS ECONÓMICAS
Trabalho de Auditoria de Recursos Humanos
Estudo de Caso
Luanda, 26 de Abril
Análise de caso: A Catástrofe de Bhopal
Em Dezembro de 1984, a fuga de um gás tóxico, o isocianato de metilo, fabricado na fábrica UNION CARBIDE em Bhopal, na Índia, provocou a morte a cerca de duas mil e quinhentas pessoas.
Os empregados que descobriram a fuga assinalaram-na a um contramestre. Este respondeu que se ocuparia do assunto depois de ter tomado chá. Declarou mais tarde que apenas tinha sido informado de uma fuga de água.
As comunicações no seio de uma equipa de trabalho, ou entre equipas de trabalho, são hoje consideradas pelos ergonómos como uma das componentes mais críticas dos sistemas industriais. São estudadas de um ponto de vista acústico (comunicação num ambiente de ruído em particular), de um ponto de vista semântico (para suprir as ambiguidades e os erros de interpretação), e de um ponto de vista organizacional (quem comunica com quem). Os ergónomos da EDF (Electricité de France) conceberam e publicaram um Manuel de Comunicação destinado às centrais nucleares.
Por outro lado, a dificuldade que muitas vezes os operadores têm para calcular com exatidão as durações dos processos físicos e químicos e, consequentemente, os intervalos de que dispõem, é uma preocupação frequente dos ergónomos que estudaram os processos contínuos.
Os empregados assinalaram também que, contrariando nitidamente o regulamento, a direcção da fábrica tinha mandado desligar há vários meses uma unidade de arrefecimento de gás
A Catástrofe de Bhopal
1º Faça um comentário sobre a atitude do contramestre?
R: O contramestre teve um comportamento contra procedente, porquê em termo de relacionamento interpessoal deve se ter a capacidade para interagir de forma harmoniosa,