Ciclo reprodutivo em felinos
Gatas são animais poliéstricos estacionais. Isto significa que seu cio depende da época do ano, geralmente na mais quente ( estacional, de estação ) e que tem vários períodos de cio nestas épocas ( poliéstrica ). A gata e ovuladora induzida, ou seja, somente ovula após a monta, se após a monta ocorrer outro cio, então e o sinal de que não ouve fecundação.
Sabe-se quando a fêmea está para entrar no cio, ou já está nele, quando ela se esfrega demais nas coisas e nas pessoas , e fica rolando no chão, fica mais carinhosa, começa a urinar mais, e as vezes urina em jatos para demarcar território, como os machos. Ela “chama” o macho, entorta a coluna com o rabo para cima, desvia a cauda para um dos lados, abaixa - se sobre os membros anteriores, dá passos rápidos com os membros posteriores e mostra desejo de cruzar. Pode haver perda de apetite.
O cio pode tem normalmete intervalos de 6 semana, com duração de 5 a 14 dias para dias longos e mais quentes, e de 1 a 6 dias para dias frios e mais curtos(o que normalmente não ocorre). Raças de pelo longo são menos governadas pela duração do dia do que as gatas de pelo curto (incluindo aí os gatos “vira latas”).
A gestação dura em media 63 dias e pode variar de 58 a 72 dias, e a lactação dura entre 6 e 8 semanas, e o primeiro cio ocorre aproximadamente 8 dias após o desmame.
O primeiro cio ocorre aproximadamente após o animal atingir 2 a 2,5 kg, aproximadamente aos 7 meses, já nos machos ocorre após atingirem 3,5kg normalmente aos 9 meses.
Referencias:
http://www.homeopatiaveterinaria.com.br/cio.htm