reprodução felina
O ciclo reprodutivo em gatas é constituído por diferentes fases que se repetem periodicamente e que é denominado ciclo estral.Uma das fases é conhecida como cio e é quando se manifesta o período de fertilidade das fêmeas das espécies animais. É neste período que elas se mostram receptivas aos machos, ocorrendo os acasalamentos e a fertilização. As gatas podem ter seu primeiro cio (puberdade) entre 5 a 12 meses de idade, ocorrendo em média aos 10 meses de idade. Se a gata começa a se esfregar nas pessoas mais intensamente e fica no chão deitada de costas pode significar que está no cio. Outros sinais são às vezes sair correndo selvagemente, gritar e a vulva ficar inchada com corrimento de coloração amarelo-escuro, nem sempre visível. O ciclo estral (reprodutivo) dura em média de 14 a 21 dias podendo ocorrer o início de novos ciclos duas semanas após o parto ou logo após a amamentação. Semelhante aos outros mamíferos, esse ciclo é regulado pelos hormônios ovarianos e divide-se em: anestro, proestro, estro e diestro.
O anestro pode ter duração de 1 a 3 meses, normalmente se iniciando entre o final do outono e início do inverno. É um período no qual o ovário praticamente não produz nenhum hormônio.
Assim que a gata entra no cio, denominada fase de proestro, inicia-se a fase folicular. Porém, ela ainda não permite que o macho a cubra. Ocorre nessa fase a preparação para o acasalamento: as fêmeas atraem os machos por meio de vocalização (miados), rolamento e fricção em objetos animados e inanimados. Não estando ainda receptivas, reagem às investidas do macho com patadas, arranhões e rosnados. Quando afagadas no dorso na região posterior assumem posição de lordose (curvada). O estro apresenta uma duração variável entre 1 a 21 dias (média de 7 dias). Se ocorrer a cópula, o estro irá terminar entre 4 a 5 dias após a ovulação. As fêmeas atraem os machos e assumem postura típica, permitindo a cópula. É nesta fase que ocorre a ovulação caso a