Sistema reprodutor cães e gatos
Neste trabalho será abordado o sistema reprodutor do cão e do gato.
O sistema reprodutor é um sistema de órgãos dentro de um organismo que trabalha em conjunto com a finalidade de reprodução, sendo um dos sistemas mais importantes na conservação das espécies. Todos os seres vivos têm um tempo limitado de vida: nascem, crescem, envelhecem e morrem. No caso dos animais, a reprodução envolve a união de dois seres de sexos diferentes, o macho e a fêmea. As células sexuais produzidas pelo macho e pela fêmea são designadas por gâmetas e são produzidas em órgãos sexuais chamados gónadas. Os gâmetas masculinos (os espermatozoides) fecundam o gâmeta feminino (o óvulo), dando origem ao ovo. A fecundação é interna por isso o óvulo encontra-se dentro do corpo da fêmea portanto o macho tem que introduzir os espermatozoides durante a cópula.
O trabalho está organizado em duas partes, sendo a primeira parte a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino canino e felino e a segunda parte diz respeito ao sistema reprodutor feminino.
Sistema Reprodutor masculino
Constituição do aparelho:
A função do sistema reprodutor masculino consiste em produzir espermatozoides, garantir a maturação do espermatozoide e a sua deposição no trato genital feminino, de forma a ser assegurada a descendência.
O aparelho reprodutor masculino é constituído por:
Pénis, sendo este o responsável por levar os espermatozoides até ao sistema reprodutivo da fêmea durante o acasalamento.
Testículos que possuem uma túnica albugínea (ou cápsula de tecido conjuntivo denso não-modelado, que circunda o testículo externamente) associada a uma túnica vasculosa, que corresponde a uma camada vascular interna. A cápsula envia septos para dentro do testículo subdividindo-o em lóbulos testiculares, que são constituídos pelos túbulos seminíferos. Os túbulos seminíferos são revestidos por um epitélio seminífero onde são