Patologia
Curso: Medicina Veterinária – 5º período
Disciplina: Patologia Veterinária
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO DOS ANIMAIS
E SUAS PATOLOGIAS.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO DOS ANIMAIS.
O Sistema reprodutor masculino é formado pelos testículos , ductos excretores (genitais) , glândulas acessórias e pênis . Os órgãos constituíntes contribuem para a formação primárias , a reprodução . A produção e o transporte de espermatozóides , a secreção de fluídos e a deposição de sêmen no trato feminino . O órgão copulador também transporta urina para o ambiente externo.
A maioria dos sistemas reprodutivos dos mamíferoS são semelhantes, no entanto, existem algumas diferenças notáveis entre o mamífero "normal" e seres humanos. Por exemplo, a maioria dos mamíferos machos têm um pênis que é guardado internamente até a ereção, e a maioria possui um osso peniano ou báculo. Além disso, os machos da maioria das espécies não permanecem continuamente férteis sexualmente como os seres humanos.
| |
1 - Testículos.
Esses órgãos estão contidos numa bolsa especializada de pele(escroto). Os testículos são órgãos exócrinos e endócrinos combinados. A porção exócrina está relacionada a produção de espermatozóides . A porção endócrina é representada pelas células de Leydig e pelas células de sustentação de Sertoli. Os testículos estão encerrados numa cápsula , a túnica albugínea composta por tecido conjuntivo denso.
Para que os testículos possam produzir espermatozóides de maneira contínua é necessário que o eixo hipotálamo – hipófise – gônadas, esteja em sincronia, de tal forma que os hormônios envolvidos para esta finalidade sejam liberados em quantidades adequadas. O hipotálamo é uma região cerebral localizada no diencéfalo, responsável pela liberação de GnRH. Nos testículos há a presença de