trabalho sobre gripe A e gripe comum
Gripe comum: A gripe é transmitida de uma pessoa para outra através de gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. Também pode ser transmitida por meio de talheres, copos ou mãos contaminadas. Gripe A: O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, especialmente, através da gotinha eliminada pela pessoa doente ao tossir e espirar. A transmissão da doença pode ocorrer, também, através de contato com mãos e superfícies contaminadas.
importância para os humanos. Esta é a doença respiratória que mais acomete os seres humanos. No entanto, este vírus ataca não apenas o homem, mas também os mamíferos em geral e as aves.
Os vírus da influenza A são classificados de acordo com os tipos de proteína que se localizam em sua superfície, chamadas de hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). A proteína H está associada a infecção das células do trato respiratório superior, onde o vírus se multiplica, enquanto a proteína N facilita a saída das partículas virais do interior das
Tratamento
Gripe A: A Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), iniciou a preparação dos primeiros lotes do medicamento oseltamivir, composto por dez cápsulas de fosfato de oseltamivir, quantidade indicada para um paciente.
O remédio inibe a atividade da enzima viral neuraminidase e, dessa forma, reduz a proliferação dos vírus. Isso ocorre pela inibição da liberação de vírus infecciosos de células infectadas, diminuindo a gravidade da doença.
Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.
Gripe comum: Habitualmente, a gripe é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas (analgésicos, antipiréticos, descongestionantes nasais, etc).
Os antibióticos são ineficazes contra a infecção viral mas podem ser prescritos se surgir uma infecção bacteriana secundária à gripe.
Prevenção
Lavar as mãos com frequência,