Trabalho sobre gestão participativa
Hoje grandes empresas buscam resultados com eficiência e padrão de excelência nos processos aplicando uma ferramenta chamada de Gestão Participativa que possibilita ao gestor aplicar recursos e controle de colaboradores, visando consciência individual e coletiva,divisão de trabalho, não só distribuição de poder .
A participação de todos significa que a princípio, nenhuma pessoa,em qualquer nível hierárquico, deve ser excluída do processo participativo. Porém, a participação deve ser entendida como um processo na organização e não apenas como uma assembleia de negociação ou de decisão. Podendo se afirmar que sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente formam um todo unitário com determinados objetivos e efetuem determinada função.
GESTÃO PARTICIPATIVA
É um modelo de gestão atual e contemporâneo que enfatiza as pessoas, que fazem parte da organização. A gestão participativa é o conjunto harmônico de sistema, condições organizacionais e comportamentos gerencias que provocam e incentivam participação de todos no processo de administrar. Visando, através dessa participação com resultados (eficiências,eficácia e qualidade) não deixando a organização apresentar desqualificação. Os novos paradigmas gerencias requerem funções descentralizadas, participativas interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos dependente dos referencias e recursos neles utilizados. Os seres humanos hoje é totalmente determinantes, pois sua capacitação e motivação que tornam possível o aumento de produtividade e eficiência de qualquer organização. A gestão participativa tem como ferramenta essencial um relacionamento cooperativo para superar os conflitos internos nos processos produtivos e as mudanças nas relações de trabalho. A consciência individual e coletiva exige de seus gestores e demais pessoas de empresa