Experimento 1 – medidas e erros
TURMA : HH
Semestre 2013/1
EXPERIMENTO 1 – MEDIDAS E ERROS
Resumo. O experimento realizado é o de erros e medidas. O objetivo desta prática é realizar medidas diretas, considerando os erros experimentais e obter resultados secundários a partir destas medidas, aplicando a teoria de propagação de erro e também ensinar autilizar os conceitos de precisão, discrepância e acurácia para analisar e comparar resultados experimentais. Serão apresentados tambéminstrumentos de medição e sua forma de utilização.
Palavras – chaves: Erros, medidas, precisão.
1. Introdução
A física é uma ciência experimental. Os experimentos exigem medidas, e normalmente são usados números para descrever os resultados das medidas. Qualquer número usado para descrever quantitativamente um fenômeno físico denomina-se grandeza física. Quando medimos uma grandeza, sempre acomparamos com um padrão de referência, tal padrão define uma unidade da grandeza [1]. Depois de um padrão escolhido, é preciso estabelecer um procedimento através do qual qualquer grandeza possa ser expressa em termos do padrão. As grandezas fundamentais devem ser ao mesmo tempo acessíveis e invariáveis, para que depois sejam acessíveis a todos que precisam utilizá-la. O comprimento, a massa e o tempo foram escolhos como grandezas fundamentais, sendo definidas em termos de um padrão e medidas por uma unidade [2].
Na leitura de uma medida física deve-se registrar apenas os algarismossignificativos, ou seja, todos aqueles que a escala do instrumento permite ler mais um único algarismo estimado, quando isso for possível. Além disso, e necessário informar o grau de confiabilidade da medida. Por isso o resultado de uma medida deve ser expresso como: medida =(X± ΔX)u, onde Xrepresenta a melhor estimativa, ΔX o erro absoluto (ΔX = ΔXInstrimental+ ΔXaleatório, onde ΔXInstrimental é o erro instrumental e ΔXaleatório é o erro aleatório) e u a unidade de área.
A Teoria dos Erros trata de dois