Modelo de relatório
PRÁTICA 1: “MEDIDAS APROXIMADAS E PRECISAS DE VOLUMES”
Discentes
Adson Trevisan
Beatriz Gonçalves Vasconcellos
Ernesto Tavares Neto
Mario Henrique Oliveira Andrade
Docente
04/2014 – UNESP/IBILCE– Campus de São José do Rio Preto
1) OBJETIVOS
Conhecer os diferentes frascos (volumétricos e graduados) identificando o erro associado a cada um deles e de diferentes equipamentos básicos de laboratório. Uso dos aparelhos de medida de volume, massa etc. e expressão correta dos resultados. Como expressa medidas em termos de algarismos significativos e dos respectivos desvios.
2) INTRODUÇÃO TEÓRICA
Em um laboratório de química deve-se primeiramente conhecer as vidrarias que serão usadas (béquer, proveta, erlenmeyer, etc.). Logo percebe-se que há um uso de diversos tipos de vidrarias com diversos tipos de medida. Para toda medida, existe um erro significativo, portanto esse erro deve ser calculado para que os resultados adquiridos se aproximem o mais próximo do valor correto. Algumas vidrarias em particular contém o erro significativo subscrito, porém quando não há esse valor, deve-se calcular manualmente para que o erro significativo não afete o resultado final.
3) DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Lista de Materiais:
Bureta de 25 mL – 1 unidade
Proveta de 100 mL – 1 unidade
Proveta de 50 mL – 1 unidade
Erlenmeyer de 125 mL – 1 unidade
Pipeta graduada de 5 mL – 1 unidade
Pipeta volumétrica de 10 mL – 1 unidade
Béquer de 100 mL – 1 unidade
Termômetro – 1 unidade
Funil – 1 unidade
Tubo de ensaio – 5 unidades
Estante para tubos de ensaio – 1 unidade
Reagente:
H2O destilada
Método Experimental:
Experimento I: Anotou-se os volumes suportados de cada vidraria, após anotar seus volumes calculou-se qual seria o erro significativo para cada uma.
Experimento II: Mediu- se 50 ml de H2O em um béquer de 100 ml, transferiu-se totalmente para um enlenmeyer de 125 ml, efetuou-se a leitura do volume nesse