Quimica experimental ufmg introdução as tecnicas de laboratorio
UFMG, ICEx Av. Antônio Carlos 6627 - Pampulha
CEP 31270-010 | Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil
Resumo: Os experimentos realizados tem a intenção de familiarizar um leigo ao laboratório e abordar a manipulação de dados experimentais, ressaltando os erros das medidas obtidas experimentalmente.
-------------------------------------------------
Introdução
Assim como um idioma, a química possui um sistema de símbolos com que se representam dados, instruções e conjunto de sinais convencionais . No entanto, este sistema é universal e para se trabalhar em um laboratório de química é necessário conhecer seus códigos, equipamentos, vidrarias e técnicas corretas de utilização de cada um deles. Diante dessa necessidade teve-se a aula prática de reconhecimento e utilização dos materiais comuns presentes em um laboratório. Cada procedimento exige um tipo de equipamento e/ou vidraria e atenção na calibração e verificação de desempenho dos aparelhos de medição para obtenção dos resultados mais fiéis.
Experimental
Procedimentos * Experimento 1.
Execução: adicionou-se aproximadamente 100mL de água de torneira e pedaços de cerâmica em um béquer de 250mL, após isso, o bico de Bunsen foi acendido e um tripé com uma tela de amianto foi colocado sobre ele e então transferiu-se o para a tela , passados alguns minutos, colocou-se o termômetro em contato com a água e a temperatura foi medida.
Experimento 2.
Execução: Analisou-se a capacidade e a menor divisão de: uma bureta, três provetas e uma pipeta graduada, calculou-se o desvio(tabela 1). Experimento 3.
Execução: adicionou-se 100mL de água de torneira a um béquer de 250mL e por meio do béquer encheu-se uma bureta de 50mL e por meio da bureta encheu-se um tubo de ensaio até o seu limite, a capacidade medida do tubo de ensaio foi anotada; esvaziou-se o tubo de