Nutrientes e fome-subnutrição
Após séculos de exploração e de abandono, a população desses países não encontrou meios de superar a miséria e, por tanto, a fome. As primeiras vítimas da subnutrição são as crianças, cuja mortalidade é decisiva no baixo IDH dessas nações.
A carência de nutrientes como vitaminas, carboidratos, lipídios e outros provoca sérias disfunções no organismo (em casos mais graves leva à morte). Carboidratos, que são a principal fonte energética, estão presentes principalmente em grãos e sua falta induz ao baixo rendimentos corporal em atividades do dia a dia, atrofiando músculos que não dispõem de energia para gastar. Os lipídios, segunda fonte de energia na forma de óleos e gorduras, também são importantes para um corpo saudável. As vitaminas constituem um conjunto de substâncias que desempenham diversas funções, mantendo o corpo em equilíbrio. Proteínas também devem fazer parte de uma alimentação saudável.
Para erradicar a subnutrição e a fome no mundo a principal solução seria acabar com as diversas formas de preconceito e criar um pensamento coletivo de que todos devem lutar juntos pela sobrevivência. Só então, ações como aumento da produção agrícola, combate à desertificação, incentivo à economia de países subdesenvolvidos surtirá efeito.
(Texto dissertativo-argumentativo - opinião pessoal com informações de conhecimento