trabalho sobre geologia
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 8
Referencias 9
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a Terra tem bilhões de anos, e que nesses bilhões de anos ocorreram grandes eventos geológicos. Podemos conhecer e entender esses eventos através da escala do tempo geológico, que representa a linha do tempo no início da formação da Terra até os dias de hoje, divididas em éons, eras, períodos, épocas e idades.
A escala do tempo geológico é resultado de anos de pesquisa. Este instrumento - que permite que cientistas determinem a idade da Terra, estudar sua origem e evolução e revelar as complexas histórias geológicas - se deu através do estudo das rochas, da sequência na qual as camadas rochosas se formaram e suas respectivas idades.
DESENVOLVIMENTO
As rochas formadas no passado e preservadas na erosão servem como uma memória da Terra, registrando os eventos geológicos tais como glaciações que duraram milhares ou milhões de anos.
Os geólogos do século XIX usaram seu entendimento sobre os estratos rochosos e fósseis para determinar a idade relativa das camadas das rochas sedimentares – o quanto umas são mais antigas do que as outras. Esses pesquisadores pioneiros podiam, então, colocas os eventos geológicos que originaram tais formações rochosas em uma ordem cronológica.
Sendo assim, eles elaboraram uma escala do tempo geológica a partir das relações de espaço e tempo das rochas expostas na superfície. Eles partiram das evidencias da estratigrafia, que é a descrição, correlação e classificação dos estratos de rochas sedimentares.
A estratificação, que é a marca registrada das rochas sedimentares, constitui a base de dois princípios simples utilizados para interpretar os eventos geológicos a partir de registros das rochas sedimentares:
1. O principio da horizontalidade original estabelece que os sedimentos sejam depositados como camadas geralmente horizontais. Se encontrarmos uma