Recristalização
RELATÓRIO
Recristalização
LAURO DE FREITAS – BA
2014
RELATÓRIO
Recristalização
Relatório apresentado como uma das formas de obtenção de aprovação na matéria Técnicas Laboratoriais lecionada pela Profª. .
LAURO DE FREITAS – BA
2014
1. INTRODUÇÃO
A maioria das substâncias sólidas são solúveis ao menos em um líquido. Muitas dissolvem-se em um número bastante grande de solventes, de maneira mais ou menos fácil. Essa propriedade dos compostos se dissolverem com maior ou menor facilidade é chamada coeficiente de solubilidade. Apesar de não existir nenhuma substância que seja totalmente insolúvel em relação a qualquer líquido, existem algumas que se mostram praticamente insolúveis. Esse comportamento diferente que apresentam em relação a um mesmo solvente pode ser usado para fazer a separação de várias substâncias presentes em uma mistura, por meio de um método muito simples - a recristalização.
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente.
2. OBJETIVOS
Introdução às técnicas de purificação de compostos orgânicos, especificamente a técnica de recristalização.
3. MATERIAIS E REAGENTES