Fundição
O processo de fabricação de peças através da fundição é muito importante por ser um dos processos mais antigos, e também porque é um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que pode produzir por esse processo. O processo de fabricação de peças metálicas ou não metálicas que consiste essencialmente em preencher com o material líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. O processo de fundição aplica-se a vários tipos de matérias tais como aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco e sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. Porém existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, micro porosidade, e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação. Portanto, este trabalho visa apresentar de forma sistêmica o que é e como é processada a fundição nas indústrias que utilizam este processo em sua manufatura.
1.1. Introdução
Os métodos de fundição são muito antigos, sua importância é fundamental para o crescimento tecnológico desde os primórdios da humanidade. Seu aperfeiçoamento é contínuo, partindo desde pequenas peças fundidas artesanalmente às técnicas de siderurgia. O processo consiste no conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fusão, conseqüente liquefação e seu escoamento ou vazamento para, moldes adequados e posterior solidificação.
Micro fusão é um processo de fundição que consiste na reprodução de uma peça originariamente em cera, que é recoberta com material cerâmico, formando um molde que após a retirada da cera, fica oco e serve como base para o preenchimento de metais.
1.2.0. Fundição
O processo de fundição consiste em despejar