Trabalho sobre fordismo
O fordismo é o aperfeiçoamento da Administração Ciêntífica e a criação de um sistema produtivo e de uma concepção de vida adequados à produção em massa. A origem do fordismo, como se pode deduzir, vem de Henry Ford (1863-1947), engenheiro americano, de formação calvinista, fundador da fábrica de automóveis Ford, a Ford Motor Company. Sua teoria, como é típico da época, tem origem na sua experiência empresarial, relatada como minúcia em seu livro Minha vida e minha obra.
A Linha de Montagem Móvel
A exemplo de Taylor, Ford procurava uma maneira de simplificar as operações de produção, especializar ao máximo e reservar as energias do trabalhador exclusivamente ao desempenho produtivo. Suas observações de tempo e movimento e o produto de suas reflexões dirigiam-se, como disse, à “economia de pensamento e redução ao mínimo dos movimentos do operário, que, sendo possível, deve fazer sempre uma só coisa como um só movimento”.
É isto que o leva a, em 1973, fazer sua primeira experiência do que mais tarde passaria à história como linha de montagem móvel ou automática ou mecânica.
“Tudo se move em nossas oficinas”, diz ele, “Isto, suspenso por corrente ... aquilo, deslizando em planos movediços... O princípio geral é que nada deve ser carregado, mas tudo vir por si”.
A descrição de Ford, que veremos a seguir, é a melhor explicação do seu engenho técnico e dos resultados obtidos:
“Em abril de 1913, experimentamos a primeira aplicação de uma rede de montagem...Creio que esta estrada móvel foi a primeira que já se construiu com este fim. Veio-me a idéia vendo o sistema de carretilhas aéreas que usam nos matadouros de Chicago.
Até então montávamos os magnetos pelo sistema comum. Um operário, executando todas as operações, conseguia montar, num dia de 9 horas, 35 a 40 magnetos, o que dava 25 minutos para cada peça. Este trabalho de um homem foi distribuído entre 29 operários, o que reduziu o tempo da montagem para 13 minutos e 10 segundos... A montagem