Trabalho sobre Fatores Antinutricionais
O ácido fítico (AF) e ácido oxálico (AO)
Inibidores de proteinase (enzimas que digerem proteinas): dificultam a digestão de proteínas. São encontrados em diversos tipos de feijões, soja, amendoim, batata e batata-doce. O aquecimento reduz a quantidade presente no alimento.
Hemaglutininas: proteínas vegetais que podem aglutinar as células vermelhas do sangue. Está presente em diversos tipos de feijões, inclusive de soja. O cozimento reduz os seu potencial tóxico.
Polifenóis: ligam-se ao ferro vegetal, dificultando a sua absorção. Estão presentes nas plantas e têm função protetora contra bactérias, fungos e vírus. São mais de 3.000 compostos identificados, como as catequinas, taninos e as isoflavonas. O feijão preto contém altas quantidades de polifenóis. O uso concomitante de vitamina C pode reduzir o efeito negativo dos polifenóis com relação ao ferro. No processo de germinação, reduz-se a quantidade de compostos fenólicos (como a catequina) do grão. No entanto, a fermentação aumenta a sua quantidade.
Ácido fítico e Ácido oxálico
O ácido fítico é reconhecido como um anti-nutriente, ou seja, um composto que dificulta a absorção de vários minerais alcalinos. Ele está presente nas sementes, nos grãos dos cereais integrais, nas leguminosas (diversas qualidades de feijões, inclusive a soja, com alto teor), etc. Os vegetais amiláceos também o contêm, mas em quantidades não preocupante.
O ácido oxálico é também um anti-nutriente. Um composto que dificulta a absorção de nutrientes. O ácido oxálico é o inibidor mais potente da absorção de cálcio. Inibe, também, a absorção de ferro, zinco, manganês etc. É por esse motivo que precisamos conhecê-lo. Ingerir alimentos ricos em