Portfólio Cosmotec
Com todos os desafios e conhecimento dos tempos modernos, a área de Recursos Humanos vem tentando acompanhar essa crescente mudança e tem buscado enxergar as pessoas como recursos produtivos, necessários para a organização. Com o advento da globalização, as pessoas deixaram de ser meros recursos; passaram a ser agentes ativos e proativos, inteligentes e criativos. Deixaram de usar somente o físico e as mãos, passaram a usar a cabeça e tornaram-se parceiros das organizações. Passaram a defender suas próprias personalidades, a usar suas habilidades e capacidades de forma específica e diferenciada. Hoje, as organizações bem-sucedidas acreditam que as pessoas são um fator de competitividade, da mesma forma que a tecnologia e o mercado. Acreditam que muito mais que recursos, as pessoas são parceiras do negócio.
Segundo Ribeiro (2005, p.4), “a gestão de pessoas é uma das áreas que mais têm sofrido mudanças nos últimos anos, de acordo com as necessidades da organização pode-se aplicar e gerenciar processos de avaliação de perfil dos funcionários e candidatos.” De acordo com Chiavenato (2010, p.39), “dentro da concepção de Gestão de Pessoas, os indivíduos deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem considerados como seres de inteligência, personalidade, conhecimento, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.”
Neste sentido, este trabalho tem como objetivo entender o quanto os temas Gestão por Competência e do Conhecimento, Empreendedorismo e Planejamento de Carreira se articulam na prática das organizações, utilizando como base o estudo de caso da Empresa Cosmotec.
Uma definição para a competência comumente adotada pelos profissionais de gestão é:
Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho (FLEURY, FLEURY, 2001, p.16). Quanto o Empreendedorismo, podemos afirmar que é o processo de iniciar um